As 20 fontes mais usadas pelos designers gráficos

Conhea um pouco da histria do design grfico

Tipos por sculos so a parte fundamental de uma boa leitura e da construo da sociedade como a conhecemos hoje. Impossvel se pensar numa sociedade da informao sem elas. Mesmo hoje na era digital onde a imagem tem muita fora no se pode dissociar texto de imagem.

J falamos muito sobre Tipografia aqui no blog, por exemplo, quando falamos do fim da Helvetica:

Seria esse o fim da Helvetica?

Empresas esto economizando milhes com fontes sob medida.

medium.com

A histria dos tipos leva em considerao o contexto histrico-cultural em que elas foram inseridas. E por isso no podem ser esquecidas e menos ainda serem consideradas irrelevantes.

Por isso vamos listas 20 das mais importantes de todos os tempos. Em um consenso entre os tipgrafos e designers.

1. Helvetica (Max Miedinger, 1957)

Helvetica sem dvida o tipo mais famoso do planeta. Originalmente projetado pelo designer suo Max Miedinger em 1957, este tipo de letra clssico tem sido usado em todos os lugares desde o seu nascimento na dcada de 1950 at hoje.

Sua tremenda popularidade pode ser creditada ao fato de que ainda parece moderno, simples, e to verstil e confivel como um suo.

2. Baskerville (John Baskerville, 1757)

No impressionado com a famlia tipogrfica ?Caslon? de 1732 e suas contemporneas, John Baskerville comeou a redesenhar suas prprias fontes para melhorar suas obras impressas em 1750 e saiu oficialmente em 1757 em Birmingham como uma fonte transicional serifada (posicionada entre antigasdo estilo Caslon e estilo o moderno Bodoni e Didot) com as caixas mais baixas com serifas quase horizontais e grande contraste.

Admirado por muitos dos concorrentes de Baskerville, como Benjamin Franklin e Giambattista Bodoni, desde o seu nascimento, vrios tipos de fundies produziram muitas verses dela, incluindo o novo e elegante ?New Baskerville?.

Hoje ela pertence a Adobe com o nome de Adobe Caslon.

3. Times (Stanley Morison, 1931)

William Lints-Smith, o gerente de um jornal dirio londrino o ?The Times? em 1929, ouviu que o muito respeitado tipgrafo Stanley Morison no se impressionou com a qualidade de impresso de seu jornal.

Impressionado com os argumentos de Morison, o jornalista contratou Morison para reformular seu trabalho e, em 1931, Morison deu ao jornal seu novo tipo de letra, a Times New Roman, que substituiu o seu antecessor, Times Old Roman. Desde ento, um dos tipos de letra mais populares usados ??em muitos materiais de publicao e impresses de notcias.

4. Akzidenz Grotesk (Brethold Type Foundry, 1896)

A Akzidenz Grotesk influenciou uma ampla gama de outras fontes populares como a popular Helvetica e Frutiger, e foi lanada pela primeira vez em 1896 na Alemanha pela Brethold Type Foundry.

Ele viu um novo patamar de popularidade depois de ter sido reinventado com uma gama maior de pesos e variantes sob a direo de Gunter Gerhard Lange nos anos 50.

5. Gotham (Hoefler and Frere- Jones, 2000)

Lanado em 2000, Gotham a adaptao do Gothic, do American Sign, do sculo XX. Nos ltimos 16 anos, tornou-se amplamente popular entre os designers por sua aparncia limpa e moderna.

Entre seus usos populares, vem a histria da campanha de Barack Obama a presidncia dos EUA em 2008 e hoje fonte padro do Governo Federal do Brasil na gesto Michel Temer (2016?2018).

6. Bodoni (Giambattista Bodoni, 1790)

Giambattista Bodoni projetou este tipo de serifa no final do sculo XVIII no palcio do duque Fernando de Bourbon-Parma, que admirava muito o ofcio de Bodoni e lhe deu permisso para construir um escritrio de impresso particular em seu palcio.

Bodoni j era uma fonte amplamente popular quando Morris Fuller Benton reviveu na dcada de 1920 para a ATF com nfase detalhada em diferentes pesos.

O filme de 1990 ?Os Bons Companheiros? (Goodfellas) dirigido por Martin Scorsese usando a fonte em todos os seus posteres.

7. Didot (Firmin Didot, 1784?1811)

Didot surgiu como a alternativa para Bodoni no mesmo perodo do final do sculo XVIII, de modo que a influncia mtua entre eles aparente. Este tipo de letra basicamente uma verso mais fina do Bodoni, mas ele realmente inspirou-se na experimentao de John Baskerville com traado de alto contraste e armadura condensada.

At hoje seus vrios avivamentos tm adicionado uma elegncia intemporal a muitas obras modernas.

8. Futura (Paul Renner, 1927)

Futura foi projetada por Paul Renner na dcada de 1920 na Alemanha e desde o seu nascimento ela se tornou referncia de tipos geomtricos por mais de 80 anos, com suas formas notveis.

Este tipo de letra moderno influenciou muitos outros designers e est sendo usado extensivamente em sinalizao de negcios e publicidade at hoje.

A Volkswagen vem usando h anos como sua fonte de manchete.

9. Gill Sans (Eric Gill, 1928)

Essa fonte essencialmente inglesa foi produzida pela Monotype Corporation e projetada por Eric Gill em 1928. Eric Gill trabalhou com Edward Johnston, ento na tentativa de projetar essa fonte de forma mais legvel e amplamente influenciada por Johnston, que projetou a Johnston Font para o metr de Londres.

Agora usado extensivamente por muitos designers, A Gill Sans oferece diferentes pesos de fonte e variantes para se escolher.

10. Frutiger (Adrian Frutiger, 1977)

Este clssico intemporal foi projetado pelo famoso Adrian Frutiger em 1977 para desenhar a sinalizao para um aeroporto que est sendo construdo em Paris. Adrian Frutiger j havia lanado outro tipo de sucesso, a Univers, em 1957, mas ele achou muito compacto e geomtrico para ser lido nos sinais.

Assim, Frutiger nasceu, e que segundo o prprio Adrian Frutiger ela deve ser ?banal e bela?. Adrian Frutiger tambm contribuiu no famoso ?Linotype Didot?.

.

11. Bembo (Aldus Manutius, Frank Hinman Pierpont and Francesco Griffo, 1929)

A filial britnica da Monotype Corporation criou essa antiga fonte serifada sob a influncia de Stanley Morison em 1929, quando as fabricas de impresso da renascena italiana passou por uma renovao de seus interesse.

essencialmente um renascimento do tipo de letra serifa originalmente cortado por Francesco Griffo no final do sculo XV. Agora oferece muitos pesos bonitos, smbolos e conjuntos numricos para trabalhos de design.

12. Rockwell (Monotype Foundry, 1934)

Rockwell um dos exemplos mais conhecidos de fontes serifadas com serifas grossas e nervosas e formas geomtricas distintas. Projetado pelo departamento de design interno da Monotype foundry em 1934, a Rockwell popular principalmente como uma fonte de exibio, mas conhecida por adicionar elegncia a qualquer pea de design.

13. Franklin Gothic (Morris Fuller Benton, 1903)

Criado por Morris Fuller Benton em 1903 na Amrica, Franklin Gothic foi redesenhado em 1980 e a verso atualizada foi lanada em 1991 com uma ampla gama de pesos. Essa fonte de categoria realista sem serifa possui mais caracteres do que qualquer outra de sua famlia e sua ousadia amada por muitos designers.

Apesar de sua popularidade ter cado por um breve perodo nos anos 1930, aps a introduo de concorrentes europeus como o Futura, ele logo recuperou popularidade e agora preferido por muitos para trabalhos de design diferentes at hoje.

14. Sabon (Jan Tschichold, 1966)

Sabon foi criada por Jan Tschichold, renomado designer grfico suo e designer de tipos, em 1966, a partir das mquinas Monotype e Linotype. Tschichold contribuiu muito para o design grfico moderno e deu muitas fontes boas para o mundo tipogrfico, mas esta serifa de estilo antigo o que se destaca de todas as suas obras e amplamente popular.

A singularidade de Sabon aparente em suas bordas semi-afiadas e belos detalhes cursivos.

15. Georgia (Matthew Carter, 1993)

Matthew Carter projetou a Georgia com Tom Rickner em 1993 para a coleo Microsoft Font. Criada como uma fonte charmosa de legibilidade e simplicidade, foi concebida para telas de baixa resoluo para maior clareza com a contraparte Verdana ? ambas agora muito populares.

16. Garamond (Claude Garamond, 1530)

Este tipo de letra foi originalmente projetado por Claude Garamond no sculo XV durante os tempos turbulentos do Renascimento francs. Claude era um aprendiz de Antoine Augereau, um impressor e editor, sob cuja superviso ele cortou sua prpria fonte Cicero para o famoso impressor Robert Estienne, que recebeu grande admirao.

Por volta de 1620, foi reproduzido por Jean Jannon, um impressor suo, sob o nome de Garamond.

A Adobe Garamond projetado por Robert Slimbach em 1989 hoje a verso digitalizada mais popular dela.

17. News Gothic (Morris Fuller Benton, 1908)

News Gothic outro tipo de letra popular projetado pelo popular Morris Fuller Benton no incio do sculo 19 como um serifa americana, criado especificamente para o ATF. Esta fonte elegante e limpa com arestas vivas preferida por muitos at hoje para impresses de jornais, publicaes e outros fins.

18. Myriad (Robert Slimbach, Carol Twombly, ChristopherSlye and Fred Brady, 1992)

Myriad uma das fontes originais da Adobe projetadas e criadas em 1992 especificamente para a coleo de fontes da Adobe. Ele foi adaptado por muitas empresas e instituies como sua fonte corporativa, incluindo a prpria Apple.

19. Mrs Eaves (Zuzana Licko, 1996)

Licko estava insatisfeito com a revivificao digital de fontes antigas nesta era moderna de ?liberdade absoluta? e, assim, criou a Mrs Eaves em 1996, uma interpretao moderna do lendrio tipo de letra de John Baskerville e nomeou-a em homenagem a Sarah Eaves que um dia foi governanta de Baskerville e mais tarde se tornou sua esposa.

20. Minion (Rober Slimbach, 1990)

Quando Robert Slimbach estava trabalhando no Adobe Garamond, ele reuniu muitas estampas e literatura sobre fontes da Renascena em museus europeus. E junto com as possibilidades digitais dos anos 80, ele colocou para baixo todas as ideias utilizveis ??dos materiais reunidos para criar Minion com uma personalidade distinta.

Sem falar que uma das fontes favoritas das instituies pblicas brasileiras.

Gostou? Ento me motive a fazer mais. Comente aqui em baixo o que voc achou. Clique umas 50 vezes nas ? ?? Isso ajuda muito na vizualizao.

Compartilhe esse texto com os seus amigos e me siga nas redes socais como: Twitter e Instagram. Eu vou ficando por aqui. Nos vemos no prximo texto. Falou!

Se voc no tiver uma conta no Medium, faa uma! super rapidinho. Voc pode usar o seu Facebook, Gmail ou Twitter. Seguir o meu blog e sempre que tiver texto novo voc vai ser o primeiro a saber e quem sabe receber as estrelinhas do Chico.