Qual a Diferença Entre UX e UI Design? — Entenda de uma Vez

Nesse artigo, voc entender mais sobre o que UX e UI, e como essas duas reas se se relacionam. Voc tambm ir conhecer mais sobre como atuam os profissionais e qual rea est em maior demanda no mercado. Se voc deseja migrar para UX Design esse um artigo que voc precisa ler!

UX significa User Experience, isto , Experincia do Usurio.

Na prtica, UX significa a relao entre uma pessoa/usurio e um determinado produto/servio.

User Experience contempla desde o interesse, as pesquisas e a compra de um produto, pelo usurio.

Dessa forma, o principal papel do UX Designer se preocupar com cada etapa com a qual o usurio interage com o produto ou servio; e fazer com que essa interao ocorra da forma mais tranquila possvel.

Quando no h uma preocupao com o UX de um produto ou servio comum acontecer algumas situaes em que o usurio:

  • julgar que o aplicativo complicado demais de usar;
  • no consegue finalizar um pagamento em um e-commerce, por exemplo;
  • se frustra ao tentar configurar um produto.

Portanto, o UX Design a combinao entre empatia, usabilidade, tecnologia e um toque humano durante o desenvolvimento.

Logo, as responsabilidades do UX Designer so:

  • pesquisar sobre o usurio e suas necessidades;
  • realizar testes de usabilidade e aplicar mudanas no projeto, conforme necessrio;
  • desenvolver experincias que impactam positivamente os usurios;
  • colaborar com os objetivos de negcio.

No entanto, UX Design no beneficia somente o usurio, mas tambm contribui para a evoluo da marca e da empresa.

Nesse sentido, as empresas que colocam o usurio no centro de suas decises de produto, se beneficiam com:

  • melhora na experincia do prprio cliente com o produto;
  • fidelizao marca;
  • aumento na lucratividade;
  • melhora da imagem empresarial.

Dica de Leitura: Entenda o ?Boom? do UX Design

Onde o UX Designer Atua?

As opes de trabalho para o profissional de UX so bem variadas, j que o conceito pode ser aplicado a qualquer produto ou servio desenvolvido por uma empresa.

Algumas das possibilidades de atuao na rea so:

  • Alocado dentro de empresas de diversos segmentos de atuao, como desenvolvedoras de softwares, startups, consultorias, entre outras que desenvolvam produtos digitais;
  • Dentro de agncias que trabalham com produtos digitais e web;
  • Como freelancer, atuando de forma variada e sob demanda;
  • Remotamente para empresas nacionais e internacionais.

Em resumo, a rea de UX se responsabiliza por realizar diversas pesquisas para entender mais sobre os usurios, seus costumes e necessidades. Isto tudo acontece por meio de metodologias como: Persona, Jornada do Usurio, Entrevistas, Anlise de Dados e outras.

O Que UI Design?

A sigla UI significa User Interface, em portugus, Interface do Usurio.

Nesse sentido, ela representa tudo aquilo que utilizado na interao com um produto, sendo a intermediria visual ? ou no ? entre o homem e a mquina (celular, computador, TV).

Dessa forma, o UI Designer responsvel principalmente pela criao de interfaces funcionais, as quais permitem que usurio navegue intuitivamente por toda sua jornada.

No entanto, o trabalho do UI Designer vai alm da esttica da interface. O seu objetivo criar interfaces funcionais e com usabilidade, as quais proporcionem boas experincias para o usurio.

Alm disso, nem toda interface visual. UI Designers tambm so responsveis pelo desenvolvimento de interfaces de voz, como as de assistentes virtuais, por exemplo.

Onde o UI Designer Atua?

Assim como UX, o UI Design proporciona diferentes oportunidades para quem sem interessar em migrar para essa rea.

Nesse sentido, algumas possibilidades de atuao mais comuns so:

  • Criao de interfaces como parte de uma equipe de Design;
  • Setores de TI de empresas grandes;
  • Desenvolvimento de interfaces web ou aplicativos mobile.

Alm disso, o UI Designer trabalha muito com prototipagem. Ou seja, ele cria verses de baixa e alta fidelidade para validar conceitos e realizar testes de usabilidade da interface com os usurios.

Dica de Leitura: 11 Medos Que te Impedem de Migrar para UX Design

Como o UX e UI Design Atuam Dentro de Uma Empresa?

Os trabalhos de UX so bastante amplos e podem seguir diversas abordagens, porm as mais comuns so:

  • Entrevistas com stakeholders para melhor entendimento dos objetivos da empresa;
  • Entrevistas com usurios para entendimento de suas necessidades;
  • Aplicao da anlise heurstica para identificar dificuldades de uso e substitu-las por solues mais assertivas;
  • Construo de personas para auxiliar o encaminhamento do projeto;
  • Elaborao da jornada do usurio, identificando oportunidades de melhoria nas estratgias de marketing.

J os trabalhos de UI so mais relacionados interface propriamente dita, exercendo atividades como:

  • Desenvolvimento do design visual com base em wireframes e fluxos de interao;
  • Criao de prottipos navegveis que serviro de base para testes com usurios;
  • Elaborao de um guia para os engenheiros de software programarem o produto final que utilizamos.

Quais So as Diferenas entre UI e UX Design?

Apesar das duas rea comporem o processo de desenvolvimento de produtos, elas possuem algumas diferenas bem marcantes entre si.

Nesse sentido, enumeramos algumas das principais diferenas entre os dois conceitos, para que voc se familiarize mais rpido com cada um deles.

1) Macrointeraes vs. Microinteraes

O UX Design o processo pelo qual um profissional ou uma equipe identificam uma dor ou necessidade do usurio. Em seguida, esta dor precisa ser validada ou invalidada utilizando pesquisas, prototipagem ou diversos outros processos dependendo da fase em que o projeto se encontra.

J o UI Design responsvel pelo desenvolvimento da interface, que pode ser visual ou no, do site, aplicativo ou sistema; e pela forma como as pessoas interagem com ela.

Alm disso, o UI Designer se preocupa com as expectativas das pessoas frente as suas interaes com qualquer tipo de tecnologia, mquinas, computadores.

Nesse sentido, vale lembrar que a preocupao com as interfaces vai alm da esttica, sendo fundamental a criao de interaes funcionais e teis para o usurio.

De certa forma, possvel pensar nos UX Designers como arquitetos de macrointeraes e UI Designers das microinteraes.

Portanto, as reas de UX e UI se entrelaam muito, principalmente nos desenvolvimentos de produtos digitais.

Por isso, muito comum encontrar profissionais de UX com grande foco em UI ou Interaction Design. Nesse sentido, muitas vezes complexo separar onde comea um e termina o outro.

2) UX Torna um Produto til; UI Torna Suas Interfaces Usveis

O UX Designer responsvel pela pesquisa na hora de iniciar um projeto, fazendo uma anlise competitiva, desenvolvendo personas, aplicando testes e criando um produto/servio apropriado aos usurios.

Por outro lado, o UI Design a rea responsvel por traduzir estes requerimentos em interaes funcionais, intuitivas, navegveis e esteticamente agradveis. O trabalho vai desde definir Arquitetura da Informao at escolha de uma paleta de cores, tipografia e iconografia compatveis ao produto/servio.

Dessa forma, o UI Designer implementa uma hierarquia visual que serve como guia para os usurios, de forma que eles saibam onde esto e como executar as aes que desejam.

Dica de Leitura: Hierarquia Visual e Como Destacar o Que Precisa Ser Destacado?

3) UX Ajuda o Usurio a Agir e UI Faz Conexes Emocionais

O objetivo do UX Design auxiliar o seu usurio a realizar aes em seu site ou produto. Nesse sentido, sua funo identificar o que o seu cliente valoriza, precisa e deseja na hora de comprar e utilizar certo produto/servio.

Para isso, os UX Designers fazem perguntas e entrevistas, observam pessoas, criam prottipos e fazem testes para validar (ou no) suas propostas de negcios.

Em seguida, o UX Design remove todo atrito para que o usurio tenha sucesso em seu projeto e fideliza-lo, por meio da sua interface. As pessoas podem ser atradas ao site ou aplicativo devido s aes que podem realizar. Porm, podem ficar por mais tempo se criarem uma conexo com a interface desenvolvida pelo UI Designer.

Ento, UX vem antes de UI?

Normalmente, o Design e pesquisa de UX so os primeiros passos de um projeto.

Dessa forma, o UX Designer lida com boa parte da pesquisa que validar ou invalidar a proposta e orientao de desenvolvimento de um produto/servio.

No entanto, este no um processo linear. Apesar de haver dois profissionais distintos ou uma pessoa fazendo todo o processo, tudo considerado UX Design. E validaes, testes e novas hipteses surgem durante todo o decorrer do projeto.

UX e UI andam lado a lado e so revisados o tempo todo. Alm disso, em empresas que utilizam da filosofia Agile as tarefas se cruzam e interligam de acordo com o sprint e no necessariamente em sequncia.

4) UX Empregado em Produtos, Interfaces e Servios, Enquanto UI Somente em Interfaces

UX Design uma rea muito ampla e em momento de grande expanso. No apenas as empresas com presena na web possuem profissionais da rea em suas equipes. Muitas outras esto entendendo o valor de saber mais sobre seus usurios e a importncia da validao de hipteses.

J o UI Design mais focado em interfaces. Ainda que no seja limitado s interfaces grficas de computadores e dispositivos mveis. Atualmente, temos visto cada vez mais interfaces em outros produtos, como relgios, mquinas de lavar, painis de carro, mquinas de venda automtica, entre vrias outras.

O Que o Mercado Procura?

As empresas hoje tm preferncia pelo profissional que faz o trabalho tanto de UX quanto de UI Designer. Indo de ponta a ponta no produto, ou seja o Product Designer. Ele responsvel pelo projeto do comeo ao fim, sabendo como melhorar a experincia do usurio e desenvolver interfaces.

Nesse sentido, o mercado procura designers que tenham foco no visual do UI Design com a preocupao em todos os processos envolvido no desenvolvimento de um projeto, como o UX Designer. Seu foco pode variar de acordo com cada empresa, mas sempre estar envolvido em todas as etapas do processo.

Ou seja, buscam um profissional forte em todas as etapas, conseguindo transitar desde as fases de pesquisa at a entrega final de UI.

Alm disso, essencial que o Product Designer entenda bem dos processos de produto, como Agile e Lean UX. Ele ir trabalhar prximo de outras reas, portanto importante que tambm saiba se comunicar e tenha desenvolvido suas soft skills.

Nesse sentido, e tendo em vista a importncia desse profissional, que decidimos criar o nosso Bootcamp Master Interface Design ? MID. O intuito desse curso preparar os alunos para se tornarem Product Designers com foco no mercado nacional e internacional.

Dica de Leitura: O Que o MID?

Gostou do artigo? Deixa um comentrio! O feedback de vocs muito importante para continuarmos criando contedos relevantes.

Se voc quiser encontrar mais artigos como esse, acesse nosso Blog! L, voc tem diversos temas relacionados a UX Design. Desde ferramentas e conceitos at dicas para migrar de carreira! Fique ligado para no perder nenhum aprendizado!

Ficou com alguma dvida? Manda uma mensagem!