Cheese in the Trap: lembranças, feridas, risadas e as coisas que não dizemos.

Essas escolhas no poderiam ter sido melhores. As feridas que Cheese trabalha so resultados de atuaes acima da mdia, no apenas do par principal, mas sim de todo o elenco. lastimvel que nos episdios finais muito se tenha mudado da fonte original e boatos diversos sobre favorecimento de algumas partes (atores/personagens), partes cortadas do roteiro original e cenas refilmadas tenham tirado o valor do que poderia ser o segundo melhor drama do ano, o primeiro lugar vai para Signal (Sim, ainda nem chegamos a Junho?). um incmodo pois o que a diretora Lee Yoon-Jung fez no s ocasionou a boataria como tambm estragou uma estria que at ento no fazia uso de clichs e desmereceu os trabalhos de Kim Go-eun e Park Hae-jin e da autora do webtoon. estranho, pois todo mundo parecia em sintonia como podemos notar na primeira leitura do roteiro.

Hae-Jin + Go-eun = Bullseye perfect casting?.

A trilha sonora repleta de gratas surpresas, com vrios artistas indies e instrumentais sensacionais, alm de uma msica pela prpria Kim Go-eun, so elementos que contribuem positivamente para uma atmosfera especial. Tambm h que se elogiar como um todo o aspecto tcnico, levando em considerao a filmografia da diretora Lee, responsvel por trabalhos de qualidade como Coffee Prince e Golden Time, assim como o uso de voice-overs apresentando a perspectiva de cada personagem.

Vamos agora ao ?miolo do bolo?, que o que faz de Cheese in the Trap to nico, maravilhoso e por falta de mais adjetivos, fascinante. Para entender este miolo, temos que olhar para o que inspira o drama, que o Webtoon de mesmo nome. Sua autora,Kim Nam-Hee, assina os trabalhos pelo pen-name de Soonkki e sua criao, Cheese in the Trap, possui personagens enigmticos mas ao mesmo tempo humanos, reais, com os quais nos podemos relacionar. O webtoon est no ar desde 2010 e ainda no chegou ao fim, ento era lgico que o final filmado seria diferente do que est ocorrendo nos quadrinhos. Mas ningum esperava tambm uma pedrada como a que recebemos. real? Sim. Mas uma pedrada. It was seriously a heartless fuck.

That ending tho?

Ns temos trs arcos principais que ligam a trs distintos personagens. So eles: Hong Seol, Yoo Jung e Baek Inho. Pode-se dizer que Hong Seol (Kim Go-eun) a personagem principal. A princpio, ela parece uma garota que a eptome do normal e apenas mais uma aluna de faculdade ? ela calma, inteligente, trabalha duro, de fala mansa e no tem idia do que ela quer fazer com sua vida. O protagonista masculino, o popular Yoo Jung (Park Hae-Jin), garante uma montanha russa de revelaes confusas em como o drama progride com sua vida misteriosa e contraditria mas que tem suas razes de ser. Por fim, temos Inho (Seo Kang-Joon) que um personagem mais ?normal? e que tem seus problemas com elementos relacionados msica.

Eu gostei de como eles deram a cada personagem seu prprio background, em vez de apenas concentrar-se na estria de Seol. O que fez do drama mais dinmico. H uma profundidade no apenas dos personagens, mas do mundo que habitam. Um mundo que parece muito com o nosso e que encoraja a complexidade dos mesmos. Ningum ?apenas? o seu personagem? todos eles tm uma profundidade de corao e emoo que me faz am-los, me importar e estabelecer uma conexo. fcil fazer personagens de dramas e seriados como Cheese simples e unidimensionais e ainda ter uma proposta agradvel. Mas este no o caso, e o que o torna especial. Eu no me importo onde a ao principal nos leva (mentira, me importo sim! =p) pois a cada episdio eu s queria ver mais desses personagens e suas lutas para sobreviver. possvel observar eles lutando com os seus demnios interiores, para tomar suas prprias decises. s vezes, essas decises poderiam ser classificadas como boas, s vezes como ms, e s vezes elas so apenas decises que voc tem que fazer a fim de manter a sobrevivncia por mais um dia.

Eu no quero entrar em spoilers ento tentarei definir como o drama se diferencia por outras vias. Cheese est preocupado com o tempo- a rapidez com que ele se move, passa. Como ele inconcebvel, cruel, como as pessoas no apenas eram to diferentes fisicamente, mas tambm mental e emocionalmente estavam em outro nvel e como estranho que as pessoas que antes eram inseparveis a partir de determinadas circunstncias existem como apenas recordaes. A estria e seu desenvolvimento permitem o recolhimento e a nostalgia para expor o apego que temos com as pessoas, lugares e objetos que moldaram a identidade de tais personagens. E que uma memria mais dolorosa que no enfrentada e resolvida, torna-se mais viva e o seu impacto, inevitvel. Como a verdade construda a partir de fragmentos e como as interaes humanas so complicadas.

Feels?

Cheese funciona bem pois o artifcio do alvio cmico to mal utilizado em diversos programas, funciona perfeitamente neste drama. Em grande parte, deve-se reconhecer o trabalho dos coadjuvantes. Baek Em Ha a irm de In-ho, a qual retratada pela atriz Lee Sung Kyung; suas performances so ridculas e suas expresses so excessivamente exageradas ? e cada bit to hilariante que difcil odi-la. Assim tambm como os amigos de Seol retratados pelos atores Park Min-Ji e Nam Joo-Hyuk, respectivamente: Bo-Ra e Eun-Taek; que em um tom menor e mais realstico aparecem aqui e ali. E outros personagens que ganham espao com o andamento dos episdios.

Talk about comic relief?.

Evidente que essa mgica s ocorre devido ao trabalho equilibrado dos atores. A riqueza das expresses faciais apresentadas por Go-eun, alm de sua naturalidade, explicam o porqu de todos a considerarem uma musa. E por qual razo a diretora Lee props atrasar as filmagens do drama para acertar com a agenda da atriz. Ela est realmente no topo do jogo e prova ser um ?camaleo? com performances diferenciadas em cada um de seus trabalhos. Em Memories of the Sword ela em nada lembra sua personagem em Coin Locker Girl, por exemplo. E em Cheese ela parece quase sair da tela e dizer: -Ol, me chamo Seol. So poucos os atores com esse grau de talento. Ainda temos Hae-Jin que um veterano de dramas e entrega um personagem na tela que arrisco dizer provavelmente nenhum outro ator conseguiria. O Yoo-Jung do webtoon parece ter sido transportado do papel para o drama.

O drama permanece autntico para a sua proposta do incio ao fim, em uma melancolia confusa com sentimentalismo e no se entrega completamente ao desejo dos seus espectadores. Como a vida, Cheese in the Trap no tem destino certo, algumas palavras e pensamentos no so expressos, mas no so desconhecidos, e o mais fundamental: a somatria de todas essas qualidades faz com que o drama no seja piegas mas sim, uma dose refrescante de reflexo.

O webtoon est disponvel aqui. E o kdrama no DramaFever, com legendas em portugus.