Bullet Journal — Um Guia Para Iniciantes

#1 O que esse tal de bullet journal?

O BuJo (apelido dos ntimos) um sistema de organizao criado por um designer chamado Ryder Carroll. Ele tipo uma agenda para pessoas que no conseguem ou no gostam de usar agendas normais. extremamente flexvel, como se fosse uma mistura de agenda (porque voc anota seus afazeres dirios, metas mensais e etc) com dirio/caderno de anotaes comum.

Bullet a palavra inglesa para aqueles smbolos que a gente pe antes das tarefas que precisa executar. Journal a palavra inglesa para dirio/caderno de anotaes.

Site original do Ryder

Como ele funciona:

1 tudo que voc precisa de um caderno (literalmente QUALQUER caderno que voc tenha serve) e uma caneta. J t com eles em mos? Ento hora de fazer o seu bullet! Sim, voc faz e adapta o sistema conforme sua necessidade, essa a mgica.

2 um bujo possui 5 ?sees? base: um ndice, um key/legenda, um log do futuro, um log mensal, e os logs dirios.

3 NDICE ? a 1 pgina do seu bullet; aqui voc vai identificando em qual pgina do seu bujo tem o qu. ?Ah, mas caderno no tem pgina?? Ento v paginando seu caderno no cantinho da folha conforme for fazendo, a aqui no ndice voc coloca tudo o que achar importante, tipo assim o incio de cada log ou uma lista de livros que voc anotou na pgina 27 e vai precisar achar. Geralmente se deixa as 2 primeiras folhas para o ndice. Vai de voc deixar quantas achar que precisa.Dica amiga: eu percebi que quase no olho o ndice enquanto uso o bujo, ento separei s uma folha para ele e vou preencher quando o caderno acabar, pra ter catalogado pro futuro.

Exemplo de ndice:

4LEGENDA ? a pgina 3 do seu BuJo. Aqui reuniremos as legendas para cada smbolo do sistema, como na foto abaixo:

? significa tarefa a fazero significa um evento ou compromisso X significa tarefa completada> significa tarefa migrada, ou seja, que voc por algum motivo vai deixar para o(s) dia(s) seguinte(s)< significa evento ou compromisso que voc marcou para uma data especfica desse ms ou ms futuro ? ? significa tarefa cancelada

– significa uma nota qualquer * significa prioridade! significa pesquisa

Esses smbolos so sugestes do criador. Voc pode usar cones diferentes, criar novos, usar todos ou somente os bsicos. Fica a seu critrio.

5 LOG DO FUTURO ? ?Log? como o Ryder chama cada seo do BuJo. O Future Log, como o nome j diz, rene compromissos, afazeres e metas dos meses futuros. So as pginas 4 e 5 do seu journal. Voc separa cada folha em 3 partes e escreve os 6 prximos meses, como no exemplo abaixo:

6LOG MENSAL ? a prxima pgina do seu BuJo. De um lado, voc colocar todos os dias do ms, como o esquema abaixo:

Ele serve para voc marcar tudo que tiver no ms com data marcada (eventos, deadlines, etc), para que voc tenha um olhar geral do ms logo no incio. Mantenha as notas bem breves, apenas 1 linha para cada dia. Separe pginas paralelas pra esse Log porque a pgina seguinte um espao para anotaes mais ?detalhadas? sobre o que voc precisa naquele ms.

7 LOG DIRIO ? Aqui comea a diverso! ?Dailies? so onde voc vai aplicar as legendas l do incio. No tem restrio de pginas e o ideal que voc v construindo conforme os dias vo passando. Abaixo, um exemplo de layout de daily logs:

Tem gente que coloca uma semana em cada par de pgina, tem quem coloque 1 dia por pgina, 2 dias por pgina? no tem regra mesmo. Por isso o ideal ir fazendo conforme o dia for passando, porque a sua tera pode ter s 2 afazeres e usar um espao pequeno, mas a quarta e a quinta serem mais lotadinhas. O ideal que na noite anterior voc sente para planejar o que tem pra fazer no dia seguinte, e assim vai fazendo. simples assim.

Coloque as tarefas a fazer com o ? e coloque um X em cima quando terminar. Ou coloque > se no deu tempo de finalizar, a quando for fazer o daily do dia seguinte, voc sabe que aquela tarefa precisa ser includa.Se tiver alguma tarefa que tenha sido marcada (uma consulta, uma reunio), coloque < e adicione-a no monthly log (se for naquele mesmo ms) ou no future log (se for para um prximo ms).

simples assim x 2.

8COLLECTIONS ? aqui entra a flexibilidade do bullet journal. Colees so todas as pginas extras que voc pode ir mesclando no meio dos seus daily logs. Digamos que voc esteja na tera-feira, dia 28, e prestes a fazer o daily da quarta-feira, dia 29. Maaaas lembrou que precisa listar urgentemente todos os filmes que viu at hoje (#prioridades). Escreva sua lista na pgina aps a tera, use quantas folhas precisar, ento faa a quarta-feira normalmente. Depois disso, s anotar l no ndice ? lembra dele? ? o nmero da pgina da sua IMPORTANTE LISTA DE FILMES (ela uma coleo) e pronto.

simples assim x 3.

E assim voc vai fazendo at acabar o caderno. ?Mas eu posso mesmo misturar tudo assim???? Pode. por isso que diferente de uma agenda. O intuito do bullet journal que voc concentre todas as suas anotaes, compromissos e devaneios em um s lugar de uma maneira mais ordenada, mas sem te prender muito forma. genial, como todas as coisas simples.

DICAS EXTRAS

#1 VEJA O ORIGINALSe voc souber ingls, acesse o site original do Ryder Carroll e veja vdeos sobre como fazer o BuJo e entenda mais sobre o sistema real e sobre dicas e links interessantes. Ningum explica uma criao melhor que seu criador, n? 😉 Se no souber, uma busca no Google te levar a milhes de links!

#2 COLEES EXTRAS

A internet um lugar maravilhoso e vrias pessoas por a compartilham ideias de colees e sees que adicionaram aos seus bujos. Tem quem coloque antes do monthly log um ?Rastreador de Hbitos?, uma lista de Filmes Vistos no Ano, um Planejamento Financeiro, um Controlador de Gastos, tem bullet journal adaptado pra estudantes? infinito. V pesquisando ideias que se encaixem sua realidade e experimente! No Facebook existe um grupo chamado ?Bullet Journal BR? que est cheio de dicas e gente disposta a compartilhar as descobertas.

#3 CUIDADO COM OS LAYOUTS

O layout base do bullet journal bem simples e realmente no requer muita coisa. Mas tem gente que gosta de incrementar e um espao perfeito para voc treinar caligrafia e pequenos desenhos, para deixar tudo mais divertido de se manter. O Pinterest e o Instagram esto cheios de inspiraes e layouts! Mas no se deslumbre muito! ISSO NO COMPETIO DE DESENHO! Se voc se cobrar muito pra ter sempre um layout lindo e, por isso, criar um bloqueio com o BuJo, no adianta de nada. O sistema pra voc tentar no procrastinar muito e se manter motivado a completar seus afazeres!

#4 SEPARANDO O BUJO

?Ah, mas t achando muito bagunado tudo junto os afazeres assim? voc pode organizar! Dentro de cada daily log, separe por cor ou com linhas o que for tarefa da escola, do trabalho, da vida, etc e tal.

Pessoalmente, eu sinto como se ficasse bagunado demais ter meus devaneios e rabiscos no meio dos daily logs, ento usei um post-it pra fazer uma ?divisria? entre a rea do meu caderno em que coloco o BuJo em si e a rea que chamei de ?Brain Dump? (Lixeira Mental). Voc pode dividir assim tambm, se achar melhor.

#5 COMO NO DESISTIR EM 1 SEMANA

O bullet journal divertido. Tentar fazer os desenhos, enfeites e caligrafias mantm tudo bem dinmico e tal, mas o importante mesmo manter a frequncia. Use-o como seu caderninho de anotaes principal pra criar o hbito de t-lo sempre ali. Lembre-se de que ele uma ?zona livre de julgamentos?, onde voc tem toda a liberdade. E toda noite, ou de manh, quando comear seu dia, construa o daily log daquela data. Se migrar muito uma tarefa, tente entender o porqu. Ou cancele de vez. V devagar, respeite seu prprio tempo. E deixe o journal ser seu amigo.

#6 COMECE AGORA

T esperando o qu pra iniciar? No precisa esperar virar o ms, comprar caderno novo, nada disso! A melhor hora de comear agora! Se ajudar: diga pra si mesmo que est apenas ?treinando? o sistema em um caderno velho e que no ms seguinte voc muda pra um caderno bonitinho. Srio, foi assim que eu me convenci a comear.