Afinal, o que foi a Bauhaus e que legados ela deixou no Design contemporâneo?

Prdio da Bauhaus em Dessau, Alemanha | Tillmann Franzen and VG Bild-Kunst, Bonn 2018

Incentivar a formao de comunidade atravs da arte: era esse, nem mais nem menos, o objetivo da Bauhaus. E no sem modstia: a Bauhaus sonhava em servir ao ?novo ser humano? com sua arte aplicada. [2]

Fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, na cidade de Weimar, na Alemanha a escola juntava vrias disciplinas que se complementavam. Artes at ento consideradas ?inferiores? como cermica, tecelagem e marcenaria interligavam-se arquitetura, artesanato, escultura, pintura e desenho industrial. Por isto mesmo, a escola reuniu uma srie de artistas de talentos distintos, das mais diferentes reas.

A Bauhaus, encarnou o ideal e o projeto de unir engenheiros, arquitetos, pintores, artesos, designers e artistas industriais, pesquisando e construindo prottipos a serem produzidos em escala industrial, atendendo, por um lado as necessidades da sociedade alem, por outro o ideal comunitrio de levar a arte moderna a todos os nveis sociais criando assim o artista-arteso. [3]

A funo fundamental

A Bauhaus revolucionou o design moderno ao buscar formas e linhas mais simples, definidas pela funo do objeto [1]. A recomendao era que os objetos criados fossem desenhados tendo como meta serem produzidos rapidamente e com baixo custo.

“O bom design deveria ser, de novo, acessvel na Alemanha, um pas cuja economia encontrava-se dizimada aps a Primeira Guerra Mundial” [2].

Muito do que vemos hoje, como o visual “clean” dos produtos da Apple e as cidades planejadas como Braslia, mostram influncias do design da Bauhaus. Esta influncia evidenciada na obra de Oscar Niemayer, que sempre privilegiou as formas geomtricas e a cor branca, caractersticas bem presentes no movimento.

Braslia ? Distrito Federal | Crdito: Bruno Pinheiro (Setur DF)

Algumas caractersticas do movimento nascido na Bauhaus:

  • Artes e tcnicas industriais integradas;
  • Uso de novos materiais pr-fabricados;
  • Simplificao dos volumes, geometrizao das formas e predomnio de linhas retas;
  • Paredes lisas e, geralmente, brancas, abolindo a decorao;
  • Coberturas planas, transformadas em terraos;
  • Amplas janelas, em fita, ou fachadas de vidro;
  • Abolio de paredes internas (como nos lofts).

As diversas fases da Bauhaus

A Histria da Bauhaus passou por trs importantes fases, cada uma marcada por diretores com diferentes nfases e interesses:

A Primeira fase, com Gropius no comando, foi de 1919 at 1927. Aps a primeira guerra, ele uniu a Escola de Artes Aplicadas Academia de Belas-Artes da Saxnia, fundando ento a Bauhaus. Sua proposta inovadora desafiava vrias tradies e seu perodo frente da escola ficou conhecido como ?anrquico expressionista? [1]. Um dos seus principais legados, a fbrica Fagus (1911) em Alfeld an der Leine, na Alemanha, hoje considerada patrimnio mundial da Unesco.

Fbrica Facus, patrimnio Mundial da Unesco | Crdito: fagus-werk.com/

Tambm foram construdas durante a direo de Gropius o famoso prdio da Bauhaus (1925) em Dessau, onde as pesquisas formais e tendncias construtivistas se mostram presentes na economia na utilizao do solo e construo; no uso de diferentes materiais como vidro, madeira, metais; no recurso da tecnologia, e na idia de que a forma da arte nasce de um mtodo, ou problema, definido previamente. Forma e funo juntas. Pensamento que serviu de base para a criao do processo de design usado e ensinado, ainda hoje, nas faculdades ao redor do mundo.

Neste perodo peas diversas foram produzidas em larga escala, como as cadeiras e mesas de ao tubular criadas por Marcel Breuer (1902?1981) e Ludwig Mies van der Rohe (1886?1969) e produzidas pela Standard Mbel de Berlim e pela Thonet.

Cadeira Wassily ? Marcel Breuer (1925) ? Bauhaus

A segunda fase teve incio no ano de 1928, quando Gropius deixou a direo da instituio, sendo substitudo pelo arquiteto suo Hannes Meyer. A nova direo trouxe uma nfase mais social em relao ao design, que se traduziu na criao de um mobilirio de madeira ? mais barato, simples e desmontvel ? e de grande variedade de papis de parede.

Para Meyer, o processo de construo tinha que levar em conta as necessidades humanas ? biolgicas, intelectuais, espirituais e fsicas. O funcionalismo e o conforto passaram ento a ter um grande peso no resultados dos projetos fazendo com que o design industrial tivesse grande destaque.

Seus principais projetos foram Petersschule, em Basel, Sua (1926), e a sede da Liga das Naes, em Genebra, Sua (1926?1927), que nunca saram do papel.

Menos Mais (Mies van der Rohe)

A terceira e ltima fase comea quando, diante das presses do nazismo sobre Meyer, em 1930 a escola passa a ser dirigida pelo arquiteto Mies van der Rohe. O novo diretor, antes f do estilo neoclssico, passou a ter como foco a simplicidade da Bauhaus e cunhou a frase ?menos mais?. Apesar dos poucos anos como diretor da escola, Van der Rohe, famoso por usar muito vidro e ao em seus arranha-cus, considerado um dos arquitetos mais importantes do sculo XX [2].

Entre os destaques da ltima diretoria da escola esto: Pavilho alemo para a Exposio Internacional de Barcelona (1929), Promontory Apartments, em Chicago (1951), e Seagram Building, em Nova York (1956?1959).

Pavilho alemo para a Exposio Internacional de Barcelona | Fotografia de Flickr User: gondolas

A Bauhaus foi oficialmente fechada em 1932 e, aps uma tentativa frustrada de recomposio em Berlim, encerrou suas atividades, por determinao dos nazistas, em 1933. [4]

Impactos no Sculo XX

O corpo docente da Bauhaus foi composto por grandes nomes e causou profundo impacto na arte do sculo XX. Entre seus professores estavam Walter Gropius, Johannes Itten, Iyonel Feininger, Gehard Marcks, George Muche, Gertrud Grunow, Iothar Schreyer, Adolf Meyer, Oskar Schelemmer Lszl, Moholy-Nagy, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Joseph Albers, Marcel Breuer , Herbert Bayer, Hinnerk Scheper, Gunta Stlzl, Joost Schmidt, Hannes Meyer, Ludwig Hilberseimer, Alfred Arndt, Ludwig Mies Van Der Rhor, Lily Reich, Walter Peterhans, alm de alunos que tiveram importante papel na esttica do sculo XX, como Willi Baumeister, Fritz Winter e Max Bill, que na dcada de 50 fundou em Ulm, Alemanha, a Hochschule fr Gestaltung (Escola Superior da Forma). [5]

Com o fim da escola, os professores migraram pra outros pases, sendo decisivos na difuso das idias da Bauhaus pelo mundo todo. Boa parte deles se dirigiu para os Estados Unidos ? Gropius, Moholy-Nagy, Breuer, Bayer, Van der Rohe e outros . Em 1937/1938 surgiu ento a Nova Bauhaus, em Chicago e o Architectes?s Collaborative ? TAC, escritrio de arquitetura criado por Gropius em 1945, perodo em que foi professor em Harvard.

A influncia da Bauhaus pode hoje ser vista nas casas e prdios ao redor do mundo, em produtos assinados pelos seus artistas ainda hoje admirados, e at mesmo imitados por grandes lojas, muitas vezes sem a devida autorizao =( . Quantos de ns j no desejamos ter algum deles em casa?

Cadeira vermelha e azul (1917), de Gerrit Rietveld

Gerrit Rietveld criou a clebre cadeira Vermelho e Azul no ano de 1917 e teve como inspirao a pintura de Mondrian.

Mesas de Breuer

Marcel Breuer, arquiteto e designer hngaro-americano, costumava trabalhar com ao tubular e com estruturas metlicas, no apenas em cadeiras como tambm em mesas.

Cadeira Barcelona (1929) ? Ludwig Mies van der Rohe e Lily Reich.

A cadeira Barcelona foi criada para participar do Pavilho Alemo da Feira Internacional de Barcelona no ano de 1929.

Abajur Wagenfeld-Leuchte (ou Bauhaus-Leuchte)

O Abajur Wagenfeld-Leuchte, luminria simples e geomtrica, segue sendo um cone da Bauhaus e composta por uma cpula de vidro e metal, representando a fase tecnolgica da Escola.

A Bauhaus faz 100 anos mais atual que nunca. Estes e tantos outros cones do design da escola viraram objetos de desejo de quem estuda ou simplesmente gosta de design, arte e arquitetura. Se voc tem o seu preferido (ou desejado), fica a vontade pra complementar esta lista nos comentrios. At a prxima! =)

Quer saber mais?

Vem conhecer mais sobre o que os designers do CESAR esto escrevendo. D uma olhadinha na coletnea de textos que escritos pela equipe na seo de design do CESAR Updates. E pra saber o que andamos fazendo por aqui e sobre os diversos eventos que preparamos pra vocs segue a gente l no Instagram @designcesar. Por fim, d uma passadinha no facebook do @colaboradesign, pra ver o que rolou por aqui ano passado e ficar de olho no que estamos preparando para 2019.

Erika Campos mestre em Design de Artefatos Digitais pelo CESARSchool e ps-graduada em Administrao de Marketing pela UPE. Com formao em Design pela UFPE e Jornalismo na Unicap, atua como designer de interao senior no CESAR e como professora na graduao em design, no Mestrado em Design e nas ps-graduaes da CESAR School. Tem experincia de mais de 15 anos com design de interface e interao para dispositivos mveis, trabalhando com clientes como Motorola, Samsung, Fiat, LG, HP, Unilever, entre outros.

Referncias

[1] Google celebra o Movimento Bauhaus | Google Discovery

O Google est celebrando o 100 aniversrio do Movimento Bauhaus com um logotipo especial em sua pgina inicial?

googlediscovery.com

[2] Oito coisas que voc precisa saber sobre a Bauhaus

Os mestres da Bauhaus em Dessau (1926), da esq. para a dir.: Josef Albers, Hinnerk Scheper, Georg Muche, Lszl?

www.goethe.de

[3] O que foi a Bauhaus?

Foi uma escola de artes fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, em Weimar, Alemanha. Ela revolucionou o design?

super.abril.com.br

[4] Bauhaus | Enciclopdia Ita Cultural

Histrico “Criemos uma nova guilda de artesos, sem as distines de classe que erguem uma barreira de arrogncia entre?

enciclopedia.itaucultural.org.br

[5]Bauhaus

Centro irradiador de novas tendncias, a Bauhaus foi composta por um corpo de docentes que causou profundo impacto na?

www.mac.usp.br